segunda-feira, abril 09, 2012

Ministério Infantil. Vila Pantanal. Peça de tetro sobre a páscoa.


Copiei do Blog teatro Cristão e adaptei para as crianças.
Personagens
Carlinhos; menino, idade das perguntas.
Jorge; Pai.
Marta; mãe.
Cenário; Uma sala de estar, onde o pai lê o jornal sentado no sofá, o menino com um ovo de páscoa come um pedaço  de  chocolate, no chão um telefone.


Carlinhos  -  (Entra com um ovo na mão) Papai, o que é Páscoa?
Jorge - (sem tirar o olho do jornal) Ora, Páscoa é...... Bem...... É uma festa religiosa!
Carlinhos  - Ressurreição.
Jorge - É parecido.(olha pro filho) Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição (volta a ler o jornal).
Carlinhos  - Ressurreição?
Jorge - É, ressurreição. (grita) Marta, vem cá!
Marta – (Marta escondida responde) sim.
Jorge - (falando alto para a Marta que ainda não apareceu na sala) Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu (Marta aparece) poder ler o meu jornal.
Marta - (Abaixa-se junto ao filho) Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
Carlinhos  - Mais ou menos....... .Mamãe, Jesus era um coelho?
Marta - Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Filho de Deus, Nem parece que esse menino vai para igreja! Temos que levar ele para escola bíblica. Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe!
Carlinhos  - como então nós sabemos o que é páscoa?
Marta – Vou explicar: bem antes, lá no Egito tinha um povo chamado hebreu, este povo era escravo dos Egito, daí Deus levantou Moisés para libertar o povo da escravidão, e aconteceu muitas coisas, Deus mandou 10 pragas por que o faraó não quis libertar o povo, mais vamos voltar, Deus mandou eles fazer a primeira páscoa que significa passagem, o povo estava passando da escravidão para a libertação. Uma forma de agradecimento a Deus.
Entendeu Carlinhos.
Carlinhos  - Sim mãe, mais eu prefiro o ovo de chocolate bem grandão! Mãe mais como eles festejaram a páscoa com um ovo de chocolate bem grande?
Marta – Não Carlinhos, foi assim eles fizeram pegaram um cordeiro bem bonito, sem nenhuma ferida, pegaram pães amos que é sem fermento e ervas amargas cada um simbolizando alguma coisa.
Carlinhos  - e ai eles comeram?
Marta – Sim Carlinhos.
Carlinhos  - Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
Marta – (levantando-se) Eu sei lá! É uma tradição que nós que conhecemos a palavra não podemos seguir, temos que somente fazer o que está na bíblia, é uma meneira das lojas ganharem dinheiro.
Carlinhos  - Coelho bota ovo?
Marta - Chega! (Marta sai) Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
(Carlinhos  volta a comer...)
Carlinhos  - Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
Jorge - Era, era melhor, ou então urubu.
Carlinhos  - Pai então hoje nós comemoramos a páscoa mais sabemos que Jesus morreu na cruz para salvar eu e todos que acreditam nele, e ressuscitou depois de três dias e subiu para céu junto de Deus que é Pai Dele. É isto sim?
Jorge – Isto mesmo você está certo, temos que lembrar que Jesus nós libertou como fez com o povo Hebreu.
Carlinhos  - Pai mais eu posso comer ovo de chocolate bem grandão?
Jorge-  Claro que pode só não pode esquecer o significado verdadeiro da páscoa.

Nenhum comentário: