terça-feira, maio 08, 2012

Portfólio do Contexto Educativo.


FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA


Nome do aluno.








PORTIFOLIO DE PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL
CONTEXTOS EDUCATIVOS








                                                                                                 

CURITIBA
2012


FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA


Nome do aluno.






PORTIFOLIO DE PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL
CONTEXTOS EDUCATIVOS



Relatório de Portfolio de pesquisa Profissional – Contextos Educativos apresentado à UTA-Gestão Educacional, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: João Luiz Brito
Centro Associado: Curitiba


CURITIBA
2012

                                                      SUMÁRIO




















1.      INTRODUÇAO



Temos como tema desse portifólio a educação em espaços não formais, tendo por objetivo ampliar nossa visão de que a educação esta limitada às paredes das escolas, mas sim que ela esta no cotidiano da sociedade. Com esse pensamento podemos construir uma sociedade sem diferenças onde a origem o credo e a etnia de cada individuo seja valorizada e acima de tudo respeitada.







































2. DESENVOLVIMENTO



AS VÁRIAS FACES DA EDUCAÇÃO


Podemos destacar como componentes do contexto: os acontecimentos ou situações em si, os locais (aspectos geográficos, sociais, religiosos, políticos, artísticos, demográficos, produtivos etc.), os tempos (histórico, cronológico, climático etc.), as causas (quem, onde, por que,quando,como, epidemias, festas, lutas, catástrofes, cerimônias religiosas, encontros, desencontros, sentimentos etc.), os protagonistas da educação, outros personagens envolvidos, direta ou indiretamente, nas atividades educacionais, os aspectos práticos e as técnicas usadas, as atividades indispensáveis para examinar itens anteriores, fatores eventuais, embora inerentes ao contexto.
Observamos que vários programas nacionais têm se preocupado em não limitar o espaço escolar apenas às dependências físicas da escola, isso nos leva a entender que contexto educacional é algo que não acontece apenas em sala de aula, mas também para alem dela. Encontramos, portanto, o ambiente educacional no espaço físico da própria escola, no prolongamento do ambiente escolar (atividades fora de seus muros) e também em atividades independentes da pratica e da orientação escolar a educação não formal.
O local onde desenvolvemos a educação a educação formal é escola, onde conteúdos são demarcados, especificados, formando um conjunto de disciplinas que serão trabalhados em períodos predeterminados, portanto, trata-se do modelo escolar tradicional e esse tem como objetivo, ensinar e aprender conteúdos historicamente sistematizados e normatizados por lei, desenvolver o individuo como cidadão ativo, desenvolver habilidades e competências em diversas áreas, desenvolver a criatividade, a percepção e a motricidade.
Já a educação informal possui uma característica bastante marcante, pois é aquela que é desenvolvida no processo de socialização do individuo. Os locais são, por conseguinte, os de nossas vivências como em que ela ocorre, a família, o bairro,  clube, os grupos de amigos (as), a igreja. Assim demarcamos espaços educativos, nesse âmbito, como base em referenciais que encontramos nas circunstâncias relativas à nacionalidade, à etnia, à idade, ao sexo, à religião etc.
Refletindo sobre esses aspectos, observamos que, no inicio, os espaços utilizados para educar eram variados, pois qualquer pessoa poderia ensinar, já que não havia uma formação para professores nem um espaço físico especifico. Dessa forma quem falava sentava no chão, ao seu redor, sentava quem escutava mais tarde esse formato de transmissão se alterou e quem ensinava passou a se posicionar em local mais elevado, não só para salientar a função de mestre, mas também para que fosse mais bem visto e ouvido por todos; os alunos escutavam em silêncio, de forma passiva.
Houve posteriormente, no processo evolutivo de nossa sociedade, a necessidade de estabelecer para o ensino um lugar adequado e único para facilitar todo o processo educacional. Foi a partir dessa necessidade que surgiu a escola.
A escola por ter seus ambientes limitados deve ser objeto de modificações, pois um espaço assim retém, “fecha” o corpo do aluno, também sua mente, criando barreiras entre o interior e exterior.
O espaço escolar deve ser transformado para um contexto além dos muros físicos, e assim avançar na derrubada dos conceitos que já não atendem às necessidades da comunidade escolar. Todavia, há espaços não escolares próximos à escola que poderiam enriquecer o cotidiano e o aprendizado das crianças, e o mesmo são atividades interessantes e que a maioria das crianças gostam de fazer. E isso não depende do local, mas sim, de quem vê esses mesmos locais com olhar de possibilidades educativas.    
Temos a necessidade de propor e inovar atividades que interessem o aluno com utilização do espaço escolar e não escolar.
O contexto de exercício pedagógico não escolar e um campo que ainda tem muito a ser explorado.
Hoje é necessário oferecer muito mais aos alunos do que eles já tem é o ler e o escrever temos que oferecer alternativas para que eles se interessem em aprender. Temos que expandir o ensino através da dança, do teatro, dos passeios, das aulas praticas, permitindo aos alunos não somente ouvir as aulas mais sim interagir como todo, conseguiremos isto através de meios não curriculares.
Hoje nos temos à comunidade escola que trouxe os alunos e a comunidade para dentro das escolas mesmo nos finais de semana, trouxe o interesse do aluno em aprender alem daquilo que já é ensinado no período escolar. No ambiente não escolar podemos propor muitas possibilidades que ajudarão no próprio ensino escolar, vejamos alguns exemplos que podemos usar para ensinar nossos alunos fora e dentro das escolas.
·                 Biblioteca;
·                 Passeios em zoológicos e parques;
·                 Visitas às famílias e comunidades;
·                 Visitas em orfanatos;
·                 Circos;
·                 Feiras entre outros.

Atividades que possam acrescentar e ampliar o aprendizado dos alunos e aguçar o interesse no conhecimento.
No espaço educativo escolar podemos sim ampliar nossos planejamentos de aulas, colocando algo a mais que proporcione o interesse do aluno fazendo que o interesse não seja somente nas notas das provas, mas sim em aprender e utilizar o conhecimento na sociedade, algumas alternativas para incentivar os alunos podem ser;
·                 Aulas de informática;
·                 Grafismo;
·                 Dança;
·                 Teatro;
·                 Musica entre outros.

Assim podemos perceber que ensinar esta alem de uma sala de aula, esta alem de ler e escrever.





Atividade de Portifólio 


Disciplina: Oganização Pedagógica dos Espaços educativos
Professora: Daniele Farfus
Livro: Espaços educativos: um olhar pedagógico
Autora: Daniele Farfus
Atividade: nº. 02......... Página. 97.........
Descrever a atividade que escolher

Em grupo (preferencialmente), identifiquem as principais competências que o pedagogo e os profissionais da educação devem apresentar nos dias atuais.Ao elencar as competências, lembrem-se de que, dependendo da experiência de cada pessoa do grupo, as opiniões podem divergir e se complementar.O fundamental será o registro de todas as competências comentadas pelo grupo.
Ser um bom pedagogo nos dias de hoje é preciso ter capacidade de planejamento e execução de planos, além de saber comunicar e transmitir idéias.Este profissional precisa estar preparado para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano, ser flexível, tolerante e atento às questões decorrentes das diferenças culturais da clientela em que atua.
O pedagogo é o intermediador à cultura e ao processo de formação cultural.Ser pedagogo é possibilitar o acesso à cultura e o pleno desenvolvimento de seus educandos.
Nesse sentido o educador deve levar seu aluno a ter o mínimo de cultura geral que lhe permita criar ou julgar as soluções justas na vida cotidiana; Deve estimular a iniciativa da prática de certa autonomia. Para que isso ocorra os educadores precisam inserir-se socialmente e politicamente, percebendo as possibilidades da ação social e cultural na luta pela transformação do conhecimento.
O pedagogo também pode atuar na área de ensino das empresas, hospitais, educação não formal entre outros.
Em fim, o pedagogo é aquele que domina a sistemática das formas de organização do processo cultural da escola (Saviani, 1985) e é na conquista dessa profissional idade que o pedagogo deve continuar trabalhando cada vez mais para uma educação de qualidade juntamente com o corpo docente de sua escola.
Atividade de Portifólio.


Disciplina: Gestão educacional
Professora: Inge R. F. Suhr
Livro: Gestão educacional
Autora: Helena Leonir de Souza Bartinik
Atividade: nº.01........ Página: .71........
Descrever a atividade que escolher

Com base nas reflexões efetivas neste capítulo, nos estudos sobre outros teóricos da administração educacional e na sua experiência pedagógica, realize as seguintes atividades:
a.Entreviste o diretor da escola em que trabalha ou de uma escola de seu bairro e descubra como ele distribui o tempo, observando se predomina o aspecto administrativo ou pedagógico.
·           O diretor entrevistado distribui o tempo predominando o aspecto administrativo.
Segundo ele devido à má administração da gestão anterior é necessário ''por em ordem o aspecto administrativo''.
Entrevistado: Vilma S. De Souza
Diretor CMEI Irena Ayres
b. Convide o diretor de uma escola de seu bairro a refletir com você a seguinte afirmação:
''Ao diretor cabe , então o papel de garantir o cumprimento da função educativa que é a razão de ser da escola''(Saviani,1986,p.190-191).
Esta afirmação deixa claro que o diretor deve ser comprometido com a formação humana, que não visa lucros financeiros, mas sim, o desenvolvimento dos alunos.
Indique então, se a gestão escolar desse diretor volta-se mais para as atividades -fins ou atividades meios.
*A gestão do diretor entrevistado volta-se para as atividades -meios, pois prioriza o aspecto administrativo, burocráticas e de controle.

 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS.



A ação de ensino aprendizagem em espaço não formal utilizado nessa pesquisa foi, um treinamento oferecido anualmente aos funcionários da Farmácia Ruligui LTDA, cujo nome fantasia é Farmácia Santa Luzia, uma empresa privada localizada há vinte anos na Rua Jundiaí do Sul, 475 no Bairro Sitio Cercado na Vila Osternack, os serviços realizados atingem diferentes níveis socioeconômicos da região.
O treinamento foi desenvolvido e aplicado pelo farmacêutico responsável, constituindo de aulas teóricas com duração de quatro horas cada e uma aula pratica com duração de quatro horas, os participantes tem entre dezoito e cinqüenta anos, totalizando quatro colaboradores um gerente e dono do estabelecimento e o farmacêutico responsável. O funcionamento é de segunda feria a segunda feira das oito da manha às vinte horas incluindo feriados.



























 ENTREVISTA


1)    O que você entende por espaços educativos?

Resposta: Entrevistado A respondeu a pergunta ressaltando que entende por Espaços Educativos “ambientes onde é transmitido o conhecimento de diversas formas, podendo ser por meio de aulas orais, escritas, vídeo-aula, brincadeiras, peças de teatro entre outras maneiras”.

Resposta: O entrevistado B respondeu de maneira mais formal demonstrando uma visão ampla do assunto, “O uso da expressão espaço educativo, estaria a indicar que se trata de um espaço especifico para o fim educacional? Se assim for, poderia se tratar principalmente de espaços formais onde a educação acontece, uma escola, por exemplo. Agora se  trata sentido mais amplo e geral, qualquer lugar onde as pessoas se encontrem reunidas para alguma finalidade, haverá processos de aprendizagem como empresa, hospitais ou uma associação etc.”

2)    Para você, o que são contextos educativos formais e contextos educativos não formais?

Resposta: Entrevistado A, “contextos educativos formais são aqueles amparados pelo MEC (Ministério da Educação) onde visa submeter o aluno a avaliações a fim de obter progressão de nível escolar. Contextos educativos não formais compreendem aqueles onde são adotados diversos segmentos de trabalho com intuito de aprimorar os conhecimentos dos colaboradores.”

Resposta: Entrevistado B espaços formais são escolas, creches, universidades, instituições de ensino em geral, espaços informais família, comunidade, espaços culturais, sociedade em geral, espaços onde se aprende de modo mais difuso, sem um método ou sistema organizado.
3)    Qual a sua concepção sobre contextos educativos não formais?
Resposta: Entrevistado A, “na minha visão contexto educativo não formal pode ser exemplificado pela aplicação de uma metodologia de ensino de um docente a um grupo de pessoas fora do espaço escolar como em uma aldeia indígena ou um grupo de idosos”.
Resposta: Entrevistado B, “espaços onde a aprendizagem poderá ocorrer de modo mais aleatório, difuso, informal, onde não predomina a existência de métodos e sistemas de aprendizagem”.
4) Cite alguns exemplos de espaços educativos não escolares e as atividades nesse espaço?
Resposta: Entrevistado A, “Organização não-governamental, desenvolve aulas de bordados, artesanato, culinário, Grupo de idosos, aulas de dança, hidroginástica, passeios culturais entre outras atividades”.
Resposta: Entrevistado B, “na família por meio de lições, exemplos, imitação, repetição entre outros, na comunidade pelo convívio, troca de experiências, na sociedade como um todo, o conhecimento de regras sociais de conduta, tradições, costumes, comportamento moral”.
5) Que ações possibilitam aproximações entre os espaços escolares e não escolares?
Resposta: Entrevistado A, “Com a ajuda de grupos pedagógicos pode ocorrer um compartilhamento de conhecimentos a métodos de ensino entre os espaços, atividades adotadas pelos órgãos públicos podem contribuir para aproximações entre os espaços”.
Resposta: Entrevistado B, “projetos educativos podem possibilitar a aproximações entre a escola e a comunidade, gincanas, feiras, campanhas entre outros”.
Ao termino das entrevistas foi realizado a análise das respostas, chegamos à conclusão que os entrevistados manifestaram conhecimento sobre espaços educativos, de maneiras diferentes, mas com o mesmo sentindo, ressaltando a importância da educação em sua visão geral e essencial para o desenvolvimento consciente da sociedade.























CONSIDERAÇÕES FINAIS

Observar o aprendizado oferecido aos funcionários desse estabelecimento trouxe ao grupo uma visão ampla da realidade e da importância da educação não formal.
A educação não formal ocorreu com a preocupação em atender bem a clientela com o objetivo de crescimento financeiro, proporcionando aos funcionários a oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Consideramos que todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades, mas nos locais de trabalho, nos movimentos sociais, nas associações, nas organizações não governamentais, instituições religiosas, entre outros.

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