FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Nome do aluno.
PORTIFOLIO DE PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL
CONTEXTOS EDUCATIVOS
CURITIBA
2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE
CURITIBA
Nome do aluno.
PORTIFOLIO DE PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL
CONTEXTOS EDUCATIVOS
Relatório de Portfolio de pesquisa Profissional –
Contextos Educativos apresentado à UTA-Gestão Educacional, no curso de
Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: João Luiz Brito
Centro Associado: Curitiba
CURITIBA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇAO
Temos como tema desse portifólio a
educação em espaços não formais, tendo por objetivo ampliar nossa visão de que
a educação esta limitada às paredes das escolas, mas sim que ela esta no
cotidiano da sociedade. Com esse pensamento podemos construir uma sociedade sem
diferenças onde a origem o credo e a etnia de cada individuo seja valorizada e
acima de tudo respeitada.
2. DESENVOLVIMENTO
AS VÁRIAS FACES DA
EDUCAÇÃO
Podemos destacar como componentes do contexto: os
acontecimentos ou situações em si, os locais (aspectos geográficos, sociais,
religiosos, políticos, artísticos, demográficos, produtivos etc.), os tempos
(histórico, cronológico, climático etc.), as causas (quem, onde, por
que,quando,como, epidemias, festas, lutas, catástrofes, cerimônias religiosas,
encontros, desencontros, sentimentos etc.), os protagonistas da educação,
outros personagens envolvidos, direta ou indiretamente, nas atividades
educacionais, os aspectos práticos e as técnicas usadas, as atividades
indispensáveis para examinar itens anteriores, fatores eventuais, embora
inerentes ao contexto.
Observamos que vários programas nacionais têm se
preocupado em não limitar o espaço escolar apenas às dependências físicas da
escola, isso nos leva a entender que contexto educacional é algo que não
acontece apenas em sala de aula, mas também para alem dela. Encontramos,
portanto, o ambiente educacional no espaço físico da própria escola, no
prolongamento do ambiente escolar (atividades fora de seus muros) e também em
atividades independentes da pratica e da orientação escolar a educação não
formal.
O local onde desenvolvemos a educação a educação
formal é escola, onde conteúdos são demarcados, especificados, formando um conjunto
de disciplinas que serão trabalhados em períodos predeterminados, portanto,
trata-se do modelo escolar tradicional e esse tem como objetivo, ensinar e
aprender conteúdos historicamente sistematizados e normatizados por lei,
desenvolver o individuo como cidadão ativo, desenvolver habilidades e
competências em diversas áreas, desenvolver a criatividade, a percepção e a
motricidade.
Já a educação informal possui uma característica
bastante marcante, pois é aquela que é desenvolvida no processo de socialização
do individuo. Os locais são, por conseguinte, os de nossas vivências como em
que ela ocorre, a família, o bairro,
clube, os grupos de amigos (as), a igreja. Assim demarcamos espaços
educativos, nesse âmbito, como base em referenciais que encontramos nas
circunstâncias relativas à nacionalidade, à etnia, à idade, ao sexo, à religião
etc.
Refletindo sobre esses aspectos, observamos que, no
inicio, os espaços utilizados para educar eram variados, pois qualquer pessoa
poderia ensinar, já que não havia uma formação para professores nem um espaço
físico especifico. Dessa forma quem falava sentava no chão, ao seu redor,
sentava quem escutava mais tarde esse formato de transmissão se alterou e quem
ensinava passou a se posicionar em local mais elevado, não só para salientar a
função de mestre, mas também para que fosse mais bem visto e ouvido por todos;
os alunos escutavam em silêncio, de forma passiva.
Houve posteriormente, no processo evolutivo de nossa
sociedade, a necessidade de estabelecer para o ensino um lugar adequado e único
para facilitar todo o processo educacional. Foi a partir dessa necessidade que
surgiu a escola.
A escola por ter seus ambientes limitados deve ser
objeto de modificações, pois um espaço assim retém, “fecha” o corpo do aluno,
também sua mente, criando barreiras entre o interior e exterior.
O espaço escolar deve ser transformado para um
contexto além dos muros físicos, e assim avançar na derrubada dos conceitos que
já não atendem às necessidades da comunidade escolar. Todavia, há espaços não
escolares próximos à escola que poderiam enriquecer o cotidiano e o aprendizado
das crianças, e o mesmo são atividades interessantes e que a maioria das
crianças gostam de fazer. E isso não depende do local, mas sim, de quem vê
esses mesmos locais com olhar de possibilidades educativas.
Temos a necessidade de propor e inovar atividades que
interessem o aluno com utilização do espaço escolar e não escolar.
O contexto de exercício pedagógico não
escolar e um campo que ainda tem muito a ser explorado.
Hoje é necessário oferecer muito mais aos
alunos do que eles já tem é o ler e o escrever temos que oferecer alternativas
para que eles se interessem em aprender.
Temos que expandir o
ensino através da dança, do teatro, dos passeios, das aulas praticas,
permitindo aos alunos não somente ouvir as aulas mais sim interagir como todo,
conseguiremos isto através de meios não curriculares.
Hoje nos temos à comunidade escola que
trouxe os alunos e a comunidade para dentro das escolas mesmo nos finais de
semana, trouxe o interesse do aluno em aprender alem daquilo que já é ensinado
no período escolar. No ambiente não escolar podemos propor muitas
possibilidades que ajudarão no próprio ensino escolar, vejamos alguns exemplos
que podemos usar para ensinar nossos alunos fora e dentro das escolas.
·
Biblioteca;
·
Passeios em
zoológicos e parques;
·
Visitas às
famílias e comunidades;
·
Visitas em
orfanatos;
·
Circos;
·
Feiras entre
outros.
Atividades que possam acrescentar e
ampliar o aprendizado dos alunos e aguçar o interesse no conhecimento.
No espaço educativo escolar podemos sim
ampliar nossos planejamentos de aulas, colocando algo a mais que proporcione o
interesse do aluno fazendo que o interesse não seja somente nas notas das
provas, mas sim em aprender e utilizar o conhecimento na sociedade, algumas
alternativas para incentivar os alunos podem ser;
·
Aulas de
informática;
·
Grafismo;
·
Dança;
·
Teatro;
·
Musica entre
outros.
Assim podemos perceber que ensinar esta
alem de uma sala de aula, esta alem de ler e escrever.
Atividade
de Portifólio
Disciplina:
Oganização Pedagógica dos Espaços educativos
Professora:
Daniele Farfus
Livro:
Espaços educativos: um olhar pedagógico
Autora:
Daniele Farfus
Atividade:
nº. 02......... Página. 97.........
Descrever
a atividade que escolher
Em grupo (preferencialmente),
identifiquem as principais competências que o pedagogo e os profissionais da
educação devem apresentar nos dias atuais.Ao elencar as competências, lembrem-se
de que, dependendo da experiência de cada pessoa do grupo, as opiniões podem
divergir e se complementar.O fundamental será o registro de todas as
competências comentadas pelo grupo.
Ser um bom pedagogo nos dias
de hoje é preciso ter capacidade de planejamento e execução de planos, além de
saber comunicar e transmitir idéias.Este profissional precisa estar preparado
para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano, ser
flexível, tolerante e atento às questões decorrentes das diferenças culturais
da clientela em que atua.
O pedagogo é o intermediador
à cultura e ao processo de formação cultural.Ser pedagogo é possibilitar o
acesso à cultura e o pleno desenvolvimento de seus educandos.
Nesse sentido o educador deve
levar seu aluno a ter o mínimo de cultura geral que lhe permita criar ou julgar
as soluções justas na vida cotidiana; Deve estimular a iniciativa da prática de
certa autonomia. Para que isso ocorra os educadores precisam inserir-se
socialmente e politicamente, percebendo as possibilidades da ação social e
cultural na luta pela transformação do conhecimento.
O pedagogo também pode atuar
na área de ensino das empresas, hospitais, educação não formal entre outros.
Em fim, o pedagogo é aquele
que domina a sistemática das formas de organização do processo cultural da
escola (Saviani, 1985) e é na conquista dessa profissional idade que o pedagogo
deve continuar trabalhando cada vez mais para uma educação de qualidade
juntamente com o corpo docente de sua escola.
Atividade
de Portifólio.
Disciplina:
Gestão educacional
Professora:
Inge R. F. Suhr
Livro:
Gestão educacional
Autora:
Helena Leonir de Souza Bartinik
Atividade:
nº.01........ Página: .71........
Descrever
a atividade que escolher
Com base nas reflexões
efetivas neste capítulo, nos estudos sobre outros teóricos da administração
educacional e na sua experiência pedagógica, realize as seguintes atividades:
a.Entreviste o diretor da escola em que
trabalha ou de uma escola de seu bairro e descubra como ele distribui o tempo,
observando se predomina o aspecto administrativo ou pedagógico.
·
O
diretor entrevistado distribui o tempo predominando o aspecto administrativo.
Segundo ele devido à má administração da
gestão anterior é necessário ''por em ordem o aspecto administrativo''.
Entrevistado: Vilma S. De
Souza
Diretor CMEI Irena Ayres
b. Convide o diretor de uma escola de seu
bairro a refletir com você a seguinte afirmação:
''Ao
diretor cabe , então o papel de garantir o cumprimento da função educativa que
é a razão de ser da escola''(Saviani,1986,p.190-191).
Esta afirmação deixa claro
que o diretor deve ser comprometido com a formação humana, que não visa lucros
financeiros, mas sim, o desenvolvimento dos alunos.
Indique então, se a gestão
escolar desse diretor volta-se mais para as atividades -fins ou atividades
meios.
*A gestão do diretor entrevistado
volta-se para as atividades -meios, pois prioriza o aspecto administrativo,
burocráticas e de controle.
APRESENTAÇÃO
DOS DADOS COLETADOS.
A ação de ensino aprendizagem em espaço
não formal utilizado nessa pesquisa foi, um treinamento oferecido anualmente
aos funcionários da Farmácia Ruligui LTDA, cujo nome fantasia é Farmácia Santa
Luzia, uma empresa privada localizada há vinte anos na Rua Jundiaí do Sul, 475
no Bairro Sitio Cercado na Vila Osternack, os serviços realizados atingem
diferentes níveis socioeconômicos da região.
O treinamento foi desenvolvido e aplicado
pelo farmacêutico responsável, constituindo de aulas teóricas com duração de
quatro horas cada e uma aula pratica com duração de quatro horas, os
participantes tem entre dezoito e cinqüenta anos, totalizando quatro
colaboradores um gerente e dono do estabelecimento e o farmacêutico
responsável. O funcionamento é de segunda feria a segunda feira das oito da
manha às vinte horas incluindo feriados.
ENTREVISTA
1) O que você entende por espaços educativos?
Resposta: Entrevistado A respondeu a
pergunta ressaltando que entende por Espaços Educativos “ambientes onde é
transmitido o conhecimento de diversas formas, podendo ser por meio de aulas
orais, escritas, vídeo-aula, brincadeiras, peças de teatro entre outras
maneiras”.
Resposta: O entrevistado B respondeu de
maneira mais formal demonstrando uma visão ampla do assunto, “O uso da
expressão espaço educativo, estaria a indicar que se trata de um espaço
especifico para o fim educacional? Se assim for, poderia se tratar
principalmente de espaços formais onde a educação acontece, uma escola, por
exemplo. Agora se trata sentido mais
amplo e geral, qualquer lugar onde as pessoas se encontrem reunidas para alguma
finalidade, haverá processos de aprendizagem como empresa, hospitais ou uma
associação etc.”
2) Para você, o que são contextos educativos formais e
contextos educativos não formais?
Resposta: Entrevistado A, “contextos
educativos formais são aqueles amparados pelo MEC (Ministério da Educação) onde
visa submeter o aluno a avaliações a fim de obter progressão de nível escolar. Contextos
educativos não formais compreendem aqueles onde são adotados diversos segmentos
de trabalho com intuito de aprimorar os conhecimentos dos colaboradores.”
Resposta: Entrevistado B espaços formais
são escolas, creches, universidades, instituições de ensino em geral, espaços
informais família, comunidade, espaços culturais, sociedade em geral, espaços
onde se aprende de modo mais difuso, sem um método ou sistema organizado.
3) Qual a sua concepção sobre contextos educativos não
formais?
Resposta: Entrevistado
A, “na minha visão contexto educativo não formal pode ser exemplificado pela
aplicação de uma metodologia de ensino de um docente a um grupo de pessoas fora
do espaço escolar como em uma aldeia indígena ou um grupo de idosos”.
Resposta: Entrevistado
B, “espaços onde a aprendizagem poderá ocorrer de modo mais aleatório, difuso,
informal, onde não predomina a existência de métodos e sistemas de
aprendizagem”.
4) Cite alguns
exemplos de espaços educativos não escolares e as atividades nesse espaço?
Resposta: Entrevistado
A, “Organização não-governamental, desenvolve aulas de bordados, artesanato,
culinário, Grupo de idosos, aulas de dança, hidroginástica, passeios culturais
entre outras atividades”.
Resposta: Entrevistado
B, “na família por meio de lições, exemplos, imitação, repetição entre outros,
na comunidade pelo convívio, troca de experiências, na sociedade como um todo,
o conhecimento de regras sociais de conduta, tradições, costumes, comportamento
moral”.
5) Que ações
possibilitam aproximações entre os espaços escolares e não escolares?
Resposta: Entrevistado
A, “Com a ajuda de grupos pedagógicos pode ocorrer um compartilhamento de conhecimentos
a métodos de ensino entre os espaços, atividades adotadas pelos órgãos públicos
podem contribuir para aproximações entre os espaços”.
Resposta: Entrevistado
B, “projetos educativos podem possibilitar a aproximações entre a escola e a
comunidade, gincanas, feiras, campanhas entre outros”.
Ao termino das
entrevistas foi realizado a análise das respostas, chegamos à conclusão que os
entrevistados manifestaram conhecimento sobre espaços educativos, de maneiras
diferentes, mas com o mesmo sentindo, ressaltando a importância da educação em
sua visão geral e essencial para o desenvolvimento consciente da sociedade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observar o aprendizado oferecido aos
funcionários desse estabelecimento trouxe ao grupo uma visão ampla da realidade
e da importância da educação não formal.
A educação não formal ocorreu com a
preocupação em atender bem a clientela com o objetivo de crescimento
financeiro, proporcionando aos funcionários a oportunidade de crescimento
pessoal e profissional.
Consideramos que todos os cidadãos estão
em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a
vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e
universidades, mas nos locais de trabalho, nos movimentos sociais, nas
associações, nas organizações não governamentais, instituições religiosas,
entre outros.
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